Blog
Tudo sobre mastologista
O mastologista é o médico especialista na saúde das glândulas mamárias, diagnosticando e tratando afecções benignas e malignas (cânceres) da mama em homens e mulheres. Trata-se de uma sub-especialidade tanto da Ginecologia quanto da Cirurgia.
O que um mastologista faz?
Realiza exame físico minucioso das mamas e axilas.
Avalia amamentação, malformações das mamas, mamas extranumerárias, ginecomastia, nódulos, cistos, calcificações e assimetrias das mamas, infecções, saída de secreções pelo mamilo, abaulamentos, retrações ou lesões de pele nas mamas, câncer de mama.
Solicita e interpreta exames de imagens como mamografia, ultrassom e ressonância magnética de mamas.
Realiza procedimentos como biópsias e cirurgias para doenças das mamas, incluindo o tratamento do câncer de mama junto ao oncologista e radioterapeuta e a reconstrução junto ao cirurgião plástico.
Faz aconselhamento genético e seguimento de pacientes de alto risco familiar para câncer de mama.
Promove a prevenção do câncer de mama por meio de pedidos de exames e prescrição de medicações de maneira individualizada.
Quando procurar um mastologista?
Quando houver a necessidade de avaliação de quaisquer dos itens acima, muitas vezes após encaminhamento por um ginecologista ou clínico, mas não obrigatoriamente, podendo ocorrer uma procura direta.
Qual a função do mastologista no tratamento do câncer de mama?
O mastologista realiza a avaliação inicial do câncer de mama e faz a parte cirúrgica do tratamento. Ele define para cada caso se é necessária ou não a avaliação da paciente por outras especialidades e a realização de um tratamento e seguimento multidisciplinar. A prescrição da quimioterapia quando indicada cabe ao colega clínico oncologista e da radioterapia ao radioterapeuta. O mastologista também realiza o seguimento pós-operatório do câncer, com visitas periódicas em que fará o exame físico detalhado e pedirá exames complementares, se atentando e prevenindo complicações como infecção da cicatriz operatória, abertura dos pontos da cirurgia e recidivas locais da doença.